domingo, 26 de julho de 2009

RACIONAIS X IRRACIONAIS.

Li essa semana uma matéria que me encucou bastante. Trata-se de um cachorro cego que tem um cão guia. Um cão guia!
O cão Clyde, da raça border collie, é orientado por sua companheira Bonnie durante passeios e para se alimentar e beber água. A reportagem ressalta que juntos, Clyde ‘parece um cão normal, plenamente capaz’.
O mais incrível é que os cães são seres irracionais, seres não pensantes e que agem guiados pelos instintos.
E nós, seres humanos, racionais e pensantes?

E nós, que nos orgulhamos de estarmos no topo da cadeia alimentar, que temos a nosso favor a lógica e o raciocínio?
E nós, homens e mulheres que sabemos distinguir o certo do errado?
Quantas oportunidades de ajudar alguém nós deixamos passar?

Quantas vezes não damos uma mão acolhedora a quem precisa. Quantas vezes negamos nossa prontidão. Quantas vezes agimos sem pensar. Quantas vezes erramos conscientemente.
De que adianta nossa inteligência se nos deixamos levar pela corrupção. De que adianta nosso raciocínio se nos limitamos dentro de nosso egoísmo. De que vale nossa lógica se diante dos mistérios da vida somos apenas seres inofensivos e incapazes.

Quem dera se fôssemos seres irracionais, porém seres irracionais capazes de ser verdadeiramente solidários. Quem dera se ajudássemos o próximo sem querer algo em troca. Quem dera se, assim como Clyde e Bonnie, fôssemos seres guiados pelos instintos e que nosso instinto nos levasse a um objetivo comum: a plena realização. De todos.


5 comentários:

Carol Flausino disse...

Ai que coisa mais linda...engraçado né,seres irracionais como podem fazer isso?hsuahuahua
Otimo texto adoreii
beijos

Unknown disse...

O ser humano se orgulha de ser o melhor, coisa que ele não é e nunca será. Pois nenhum animal destrói o meio que vive. Melhor no que? Só porque usa roupa, tem celular e pode dirigir um carro? Não Vejo isso como algo que possa se orgulhar, ainda mais quando na maioria das vezes o ser humano deseja ser melhor que o próximo. O amor excessivo ao dinheiro, ou seja, o poder. Tudo isso para poder alimentar seu ego e suprir sua inveja ao próximo. Lamentável.

Unknown disse...

Ai Jesuuuuiss hauhauhau Já falei que num tenho muita paciencia pra blogs rss .. mas vim aqui dar o meu Hello !!!

hey gogogo para o Facebook ! é mais legal ! hehehe
beeijosss

Leandro Sosi disse...

Pois é, jovem mancebo, nesse sentido temos muito o que aprender com os cãezinhos. Realmente ter um córtex pré-frontal não adianta muita coisa se a gente não consegue entender o que é amor incondicional. Na verdade acho q nem é o córtex que é responsável por essa área, né? rs... bom, sei que o homem ainda engatinha na sua evolução, mas ainda temos que ter muita fé em nós mesmos e na vida em paz nesse mundão de deus. Chegaremos lá, com paciência e muito esforço.

ThalittaAndrade disse...

Enquanto não entendermos que a vida é o hoje e que amanhã nós é que podemos precisar de ajuda, nada muda. O ser humano é egoísta e só consegue fazer um ato de solidariedade qdo se imagina na mesma situação e enxerga o qto seria ruim encarar o que o outro passa, chega a ser quase mecânico, mas é verdade. O que eu acredito é que não conseguimos ser mecânicos pra sempre, podemos agir assim algumas vezes até momento em que se faz uma coisa boa à alguém, e é retribuído com um Obrigado ou um Deus te Abençoe sincero, com um sorriso mostrando que vc fez a diferença, a partir dai passa-se a ajudar simplesmente pra rever atos com esse!

Beijoooo