sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CONFIDENCIAL.

Recebi o depoimento a seguir. E virou post. Merecidamente

“Olá, Misael.
Hoje participo de mais uma formatura nessa minha caminhada na EDUCAÇÂO. Sinto que dou passos mais trôpegos e, para continuar, lembro dos meus alunos especiais que quanto mais sabiam, mais queriam saber.

VOCÊ é inesquecível: aquele menino (quinta série) tímido, um sorriso lindo, perspicaz e com objetivos tornou-se um homem FELIZ!

Agradeço-lhe muito pelos passos que demos juntos na minha caminhada. O percurso foi pequeno, a qualidade foi enorme!”
(Ieda Oliveira Ribeiro, 16 de dezembro de 2010)

O percurso foi pequeno. A qualidade foi enorme.
Eu era apenas um menino da quinta série do ensino fundamental. Tímido, mas bastante curioso. Simples, mas que já sonhava em ir bem longe. E que adorava as segundas-feiras.
Era nas segundas-feiras que eu tinha duas aulas de história. E as aulas da professora Ieda, além de ótimas, tinham algo que nenhuma outra tinha. Que nenhuma outra teve.

Toda semana ela me levava dois ou três livros de sua biblioteca particular. Ah! Quanta saudade! Eu não via a hora de chegar em casa e me aventurar pelas tramas da Agatha Christie. Ou me deliciar nos paraísos criados pelo Sidney Sheldon. Isso sem falar nos sempre bem escritos suspenses do Georges Simenon, do Edgar Wallace e de tantos outros que ela fez questão de me apresentar.

O tempo passava rápido demais e as páginas, por mais que fossem, pareciam poucas. Podiam ser mais! Podia ser diferente aqui e ali... E quando eu via, já estava criando. Escrevendo minha própria versão não autorizada. Mudando o fim, arrumando o começo. Fazendo a história do meu jeito.

E logo já era segunda de novo. Era hora de trocar os livros. Tinham novos romances me esperando, novas aventuras prontas para eu embarcar. E a vida era tão boa. E tudo era tão simples. Bastava jogar a mochila na cama, tirar o tênis e pronto! Tudo era perfeito. E acabava sempre bem.

Mas os tempos, minha querida professora, passaram. Eu cresci. E tudo virou de verdade. As responsabilidades vieram aos montes. A vida bateu na minha cara, colocou-me de pé e, sem me mostrar o caminho, me fez seguir em frente. Ah! E eu não sou mais tão tímido, mas continuo com muita vergonha. Vergonha alheia desse mundão que só piora.
E as segundas-feiras, professora, não são mais as mesmas. Agora eu vou para outra escola. Onde não tem reforço. Onde não tem ajuda. Onde não tem gente como a senhora para me dar a mão.

É tão difícil. E tão arriscado. Mas eu não tenho medo. Carrego comigo a criatividade que você me proporcionou aprender, a classe que você sempre teve e o seu jeito educado que sempre admirei. E isso tem feito a diferença. Tenho alcançado coisas que jamais imaginei. E meu sonho de ir bem longe está cada vez mais próximo. Até parece uma daquelas histórias.

Apesar da saudade, não quero voltar. Mais do que nunca eu quero é seguir em frente, vencer ainda mais e provar que você fez a diferença.
Obrigado, professora! Obrigado por me ensinar tantas histórias e por me ajudar a construir a minha.

Eu sempre vou te dever essa.



Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

15 comentários:

Jaison Evangelista disse...

Misael,

Seu texto está show de bola....me fez viajar..rs

Afinal a infância é uma fase tão boa que deveria ser dada aos adultos.

Me lembro que em época de quinta série, bastava sol lá fora e o resto se resolvia como num piscar de olhos...e o vento me levava...rs

MAS deixando os devaneios de lado,..outro dia li algo assim:

"Infância é o tempo em que tiramos as melhores conclusões, para depois na adolescência tomar a consciência das melhores atitudes e depois como adulto, estar pronto para executá-las e seguir em algum caminho que nos dê SUCESSOS, onde a saga de vencer sempre deverá ser maior que qualquer obstáculo"

Verdade não é?!

Parabéns pelo texto e vamos continuar em frente nos nossos sonhos e caminhos de sucesso!

Um forte abraço.

Jailson

Unknown disse...

Vc está cada vez melhor. É por uma ou outra simples homenagem como esta que nos faz ter a sensação de que om trabalho foi feito da melhor forma possível, que valeu todo o esforço, toda a paciência (que tinha que ser enorme) e todo o tempo dedicado.
Infelizmente ou felizmente não estou mais na educação, meu sonho acabou, mas não tenho só decepções, tenho também muito orgulho de muitos de vcs, que consegui ajudar com um mísero tijolinho de conhecimento ou de dura. rsrs
Obrigada sempre, "Hominho"
abç apertado cheio de carinho

Adriana

Ieda Ribeiro disse...

oieeeeeeee Misael
Muito lindas as suas palavras. Tenho chorado muito na Educação. Hoje, choro de emoção... valeu a pena!!! Sempre vale a pena quando a alma não é pequena!!! Semear é o mais sublime dos atos!!! Apesar de muitas decepções continuo semeando, infelizmente, são poucas as "sementes curiosas" igual a você.Seu depoimento deu-me mais forças para as minhas semeaduras. Realmente nossas responsabilidades aumentam à cada dia, não tenho dúvidas que você será sempre um Vencedor Feliz, porque faz das adversidades,desafios.
Guarde dentro do homem de hoje aquele menino lindo,educado e perspicaz.
Te amo!!! Beijos, Ieda

Anônimo disse...

Oie... realmente seus textos são encantadores como vocÊ!

Que linda história hein! E que bela atuação da professora IEDA. Me levou a uma frase de Albert Einstein: "A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."
E foi realmente isso que a IEDA fez! lindo trabalho... eu como uma "quase professora" me emocionei e quero ter atitudes como as dela!

A leitura deste post também me fez lembrar de um amigo tímido, mas muito inteligente da 4ª série. Eu e ele éramos os alunos "queridinhos" da professora Cassiana.
Sabe quem é? Vou te dar uma dica. Começa com letra M...
MISAEL... isso mesmo... VOCÊ!!!

Sucesso meu amigo... Que nosso Deus continue a iluminar e abençoar a sua vida!

Beijo da Line

(Aline Gracielle)

Leandro Sosi disse...

Misael, tímido?????? Pffffffffff....

Valeu Professora Ieda, o planeta agradece! Tens uma missão lindíssima e percebe-se que anda cumprindo-a com grande eficiência. Influenciaste um cabra extremamente talentoso!!!!

abção, caboclo.

Anônimo disse...

misa!Que bonito! aahh os professores, como admiro viu?
Vc tb, nosso pequeno escritor!hahaha beeijoo
shaki

Carol Flausino disse...

Tbm confesso que me fez viajar .... lembrar da epoca da escolaaa,oww meu Deus saudadeee ... agora a facu me mataa kkkkk ...

arrasou Misaaa como sempree...
sempre muito bom os seus textos.

Ahhh aliás ainda estou esperando "Aquele" taaa ....

sabe que sou sua fã né .... ainda vou ler seus livros ...

bjinhus

Mariane disse...

Chorei... rs Os professores realmente são dádivaas em nossas viidas, principalmente nos alunos cmo vc neaaah Crânioo* Parabéns mais uma vez, tá, cmo sempre, demais isso daqui!!

priscila disse...

Que lindo!!
Descreve tudo q sentimos, por mais q alguns neguem, todos sentimos isso por dentro e por alguém q nos ajudou....Parabéns Misa!!!

Estou contigo e naum abro...kkkk

Quando escrever um livro naum se esqueça de me mandar um hein...

Beijos!!

Lidiane disse...

EMOCIONANTE!!!

Que bom que houve a professora Ieda, que alimentou algo que com certeza você nasceu e ela ajudou a desenvolver que é a sua criatividade.
Agora começo a entender onde está o seu diferencial, e pelo visto vem desde cedo graças as segundas-feiras.
rs

Já que é assim, continue agora você nos alimentando, com os seus textos/post e seja uma Ieda na nossa vida =)

Beijos

Emily disse...

* Moziiiiiiii *

Mais uma vez, Sensacional!

Quem me dera ter tido uma profª Ieda. rs ...Professores assim, são pra poucos.Privilegiados são os que agarram estas chances e crescem com elas. Com muito orgulho digo que você é um!

Parabéns!!Está cada vez melhor.


Muitos beijos!
AMOR.
s2

Ju Portugal disse...

Como é bom ser lembrado por pessoas importantes, uma professora então nem se fala.. vc me fez lembrar dos meus tempos de escolas, das aulas q eu adorava, e dos professores importantes em minha vidaa! aaaah saudade disso tudooo!
e nossa.. seu texto tava excelentee e sua professora devia ser um exemplo p muitas outras por aiii!

ameeeei.. bjuuus

Unknown disse...

Maravilhoso!!!!São alunos como vc que nos ajudam a continuar de pé.Alguns dos melhores alunos que tive foram do Naked .E contrariando o que muitos pesam , vcs são capazes .

Bjoo Obrigada!!!

Ariane disse...

Que homenagem linda!!!

Quanta saudade daquela escola... Dos amigos, professores... Ieda, Adriana...
Os anos passam... Mas o que foi bom pra sempre ficará guardado!

PARABÉNS pelo texto. EXCELENTE! :)

Beijos...
Ariane

Anônimo disse...

MISA, PARABENS PELO POST!!
Você me deu uma tremenda saudade da nossa querida professora Ieda que tambem me deu aula na 5° série.
Uma professora que NUNCA vou esquecer.

EXCELENTE!!!

JONATAS AMARAL