quarta-feira, 29 de junho de 2011

QUEIME ANTES DE LER.

Estou pensando em escrever um filme. E não é um filme qualquer. Vai começar em um boteco. Na calçada de um boteco. O bêbado abre o olho, vê que o dia está amanhecendo e diz: “Essa não... Mais um!”.

A tela fica escura. Entra o letreiro: “Baseado na vida real”. E depois entra meu nome. Porque estou precisando muito ficar famoso.
Volta pro dia amanhecendo. E não vai ter pássaros cantando. Nem macaco espreguiçando. Não quero enganar ninguém. Ficção eu deixo pro JJ Abrams que, aliás, é bem melhor que eu.

Crianças choram e vão para a escola obrigadas. Professores também. Em uma esquina, um caminhão descarrega jornal. E a manchete do jornal mais vendido do país – segundo ele mesmo – é categórica: “Precisa-se de doadores de bom senso. Urgente”.

Um corre-corre toma conta das ruas: cachorros correm atrás de carteiros, vizinhos correm atrás de vizinhos. Políticos correm atrás de pizza. Bandidos correm atrás de senhoras indefesas. E a polícia corre para a avenida Paulista. Está em greve. E ainda assim, nem todos os policiais correm. É que estão fora da boa forma.

Bebê chora por não querer nascer. Adultos choram porque querem morrer. E, por falar em morte, vai ser um filme sangrento. Cheio de mortes. E de todos os tipos: assassinato, suicídio, escorregão acidental em uma Glock apontada sem querer para a têmpora esquerda. E por aí vai. Mas não fica feliz não: o Sarney não morre.

Mas, para compensar, vai rolar uma passeata em forma de protesto contra sua quinta eleição para presidente do Senado. Dezessete pessoas compareceram. As outras 1.543.846 só curtiram pelo Facebook. Uma espécie de protesto virtual. E resultados idem.

Enquanto isso, o mundo vai de mal a pior. Congestionamento, caos aéreo, job pra ontem. Pessoas se empurram, acotovelam-se e brigam por uma vaga de deficiente físico. No meio da multidão, Eduardo se esbarra em Mônica e trocam de celular. Uma esquina depois, ela se dá conta do equívoco e joga o celular na primeira lixeira que encontra. Está ocupada demais para perder tempo com os gostos de um compositor: tem que pagar contas, ir ao supermercado, estudar para a prova, passar na casa da avó, pegar uma encomenda, comprar um desodorante e, se der tempo, ir à manicure. E voltar a tempo de ver o BBB 16. É dia de roleta russa e suicídio durante o discurso do Bial. Não pode perder.

Mas quem não perde mesmo é o presidente. Enquanto a população se mata ele dorme tranquilamente com os pés na mesa – bem em cima de um documento que valida o aumento do salário mínimo para R$563,42.

Pra deixar o filme um pouco mais alegre, entra um musical. A turma da Unidos do Morro Perdido quebra tudo. Até o carro alegórico dá uma emperradinha. O pessoal vai à loucura e a Sandy toma uma Devassa. Algumas velhinhas batem palminhas e não estão nem aí. Porque entre o bem e o mal existe o carnaval, e aí, meu amigo, dane-se tudo. Principalmente camisinha e princípios.

Cento e dez quilômetros habituais de congestionamento mais tarde, um ativista espertão foi de bike e morreu atropelado. E o deixaram lá, pra natureza tomar as medidas necessárias.

Corta para menores abandonados vendendo balas no semáforo. Tem de 22 e 38. Míssil de guerra exclusivo para o exército só sob encomenda. Demora dois dias para chegar. Mas o frete é grátis.

E, pra terminar, alguém descobre que não existem 125 razões para acreditar. Mas dorme com um sorriso inocente na cara: ao menos os bons são maioria. Pena que enquanto ele dorme a maioria muda de ideia e troca de lado.

No meio da noite, o presidente da República dá entrada no hospital, diz que está com diarreia e pede um atestado. Pra semana toda.

Fade out. E entra aquelas letrinhas que você nunca lê.




Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

23 comentários:

Ju Portugal disse...

Caracas.. MUITOOO BOOOM!!!
esse filme a gente vê todo diia neh.. e o pior q ta cada dia pior, medo disso, de onde isso pode parar...
espero que esse filme só fique na ficção.. e que os bons possa ser a maioriaa.. e vencer isso tudo!!
bom voltar aqui e ver que ta cada dia melhoor.. mais original, mais criativoo..
adooooroooo
fãaa p sempree!
bjuuus

Anônimo disse...

sensacional menininho !! adorei !! nossa como surgem essas composições tão bem interligadas na sua cabeça ?? rs rs me ensina ? hahahaha parabéns! mto bom ! :D

Shaki

Emily disse...

Mto bom!

Seu texto sem comentários, mas adorei o "queime antes de ler" criativo e real.

* Não que meu fraco seja inventar títulos. hasuhauhsuahuha. Os seus sempre são os melhores.


Beijooooooo! Mozi.

francinebittencourt disse...

Sensacional. Adorei! bj

Gabi disse...

Déjà Vu...

Seria mais um daqueles filmes que chocaria o público, deixaria alumas imagens gravadas nas suas cabeças e que logo depois desapareceriam e esse "público" voltaria a viver sua vida medíocre e lembraria desse filme seguido da frase: Era apenas um filme!

Ninguém tem a coragem de admitir que vivemos nesse caos! Elas preferem dizer: "Ah vida real! Como é que eu troco de canal?!"

Debora Cea disse...

BOm, mto bom...até acho q já vi esse filme, rs.

Aline Gracielle disse...

Caracaaa Misaaa...
Vc é bom.. muito bom!!!
Conheço esse filme tbm!
BeejO

Carol disse...

Sensacional, acho que um dos melhores ...
Infelizmente esse filmee a gente ve todo diaa né =/

Muit obom Misa !!

Jailson Evangelista disse...

MUITO BOM Sr. Misael!!

Infelizmente, coadjuvantes ou protagonistas daqui para frente estaremos sempre nesse filme!!

Olha só essa!!!...O mundo estão tão de mal para pior que outro dia presenciei um assalto em velório, pd isso? (seria cômico se não trágico demais).

Mas, voltando ao seu texto, PARABENS meu amigo!...Você tem o dom para escrever e nos supreender!! Cultive essa dádiva sempre!!

abraço

Jailson

Raquel Fontinele disse...

Bom...eu me declaro sua fã faz tempo!!!Adoro seu jeito inusitado de escrever, de colocar as palavras, situações, esse texto não foi diferente, foi mais uma vez surpreendente!!
Mostra a realidade, no seu olhar, do seu jeito... E na mais pura sinceridade... descrevendo cada fato que diariamente vivemos, sentimos e sofremos...
Enfim... muito bom!!!
Parabéns!!!

Caroline disse...

Ah nem sei o que escrever os textos do Misa são sempre os melhores e esse não poderia ser diferente.
Uma dose de realidade ...... um filme de experiências,sentimentos e frustrações,que vivemos todos os dias.
Enfim,continue assim primo coloca esse miolo mole pra trabalhar =) e faça mais textos legais pra gente.
Se cuida.Beijos!!!

Lidiane disse...

Nossa, arrasou!!!

A partir do trecho Um corre-corre, você começou um texto estilo Gabriel O Pensador, sabe?!

Daria quase que uma música pra ele...rs

Mas o Sarney não morre né?!rs

Adorei as conexões que você fez, perfect!!!

Beijos

André di Paula disse...

Muito bom o texto senhor Misael! Gostei muito do ritmo que você colocou, chega a dar taquicardia de tanto desastre escorrendo na tela. Bem legal, e além de tudo é baseado em fatos reais -rs-

Abraço!

André di Paula

Carlos Tadeu Santos disse...

É rapaz, nada mais nada menos que a dura realidade. E quantos aplaudem o circo pegar fogo, e nem se tocam que estão dentro do mesmo. Afinal de contas, quem paga por tudo isso somos nos mesmos, e mesmo assim, "o povo brasileiro, é o povo mais feliz do mundo". Pior ainda são os que aqui moram, e elogiam as 100 qualidades, e ignoram os 1000 defeitos. E é como você falou mesmo. "Protesto?! Vamos protestar! Isso é uma palhaçada!". E não levam nem sequer a bunda da cadeira. Protesto virtual, resultado virtual.
Ótimo texto Misael! Faz tempo que você não aparece cara! Dê noticias brother. Abraço!

Békinha disse...

Caraks, me deixou depre esse texto ashusahusahu...
O pior de tudo é que é verdade. mas então, porq continuar a viver? DD: haha'
O ser humano só vive porque sonha sempre com algo melhor...porq tem esperança... porq se fosse pela realidade... rsrs' estaríamos perdidos.
Muito bom o texto Misael (:
beijoos.

Fernanda Mion disse...

Misael...

... o que dizer?!?!

A forma como você escreve é perfeita! Você é um maravilhoso escritor. Criativo e inteligente!

Já não é de hoje que te acompanho.

É uma pena assistir este filme todos os dias. Como seria melhor assistir um romance, onde o mundo teria muito mais amor.

Parabéns!!!

Um beijão

Fernanda Mion

Karen disse...

Parabéns Mizaaa
Belo filme!!
Aproveito mais uma vez para cobrar meu texto!!rs
Abraços!

BLOG DO ESCRITOR HAROLDO BARBOSA FILHO disse...

Passei para deixar um abraço ao amigo e acompanhei um filmaço. Parabéns pelo belo texto. Saudações literárias.

Aliádne disse...

Nas palavras de uma "meio intelectual, meia de esquerda", parabéns pelo olhar crítico e pelo texto! Costumo dizer que no Brasil faltam pessoas como você, pois aqui há um analfabetismo político e literário, porém busco acreditar que isso não é crônico e que geração após geração isso está mudando. Digo analfabetismo político não me referindo ao termo empiricamente ou as vergonhas que assistimos diariamente e é chamado de política. Falo no sentido de sermos mais politizados, de observarmos a realidade e fatos a nossa volta e criticá-la! É isto que falta ao Brasil mais, questionadores e observadores, mais caras pintadas e não de protestos virtuais, como colocou muito bem. Falta a consciência de que qualquer semelhança desse "filme" com a realidade não é mera coincidência, mas que diariamente vivemos e consentimos com toda esta mazela, sem nos levantar, nos posicionar e mudar o enredo desse filme! Mais uma vez, parabéns pela análise e senso crítico!

Nathalia Santana disse...

Adorei, um texto muito inteligente, atrai o leitor e critica assuntos pesados de uma maneira bem leve e sutil. Parabéns.

Mariane Carvalho disse...

Crânio, muito boom! Sem palavras!

Fã sempre *-*

Anônimo disse...

Pow !!! Muito bom seu texto. Puta crônica!

Parabéns!


Júlio Saggin

Viviane Schinetski disse...

Como assim ninguém lê? Eu leio os créditos finais... Adoro! E é sério! Que post! Adorei! Gosto deste tom sarcástico porém nobre. Gosto da sinceridade "porque estou precisando muito ficar famoso"... E jura que o Sarney não morre? (silêncio) Muito bom, garoto. Sensacional.