sexta-feira, 6 de abril de 2012


HOJE É DIA DE REFLEXÃO, BEBÊ.

Tempos atrás um gringo teve a ideia de tirar outras ideias do papel e espalhá-las, para isso ele criou uma conferência de vários dias na Califórnia e deu o nome de TED, que nada mais é que Tecnologia, Entretenimento e Design. A coisa cresceu e, como ele esperava, espalhou-se dando suporte às ideias que mudam o mundo. Recentemente a iniciativa chegou ao Brasil e semana passada chegou à ESPM. E mesmo que outras edições tenham recebido apresentações de Bill Gates, Bill Clinton e Al Gore, ao menos recebemos Enio Ohmaye, Lia Diskin, Mina Ahadi, Miguel Neiva, Luiz Lara, Pedro Bial, entre outros.

Foi um evento memorável. Daqueles que você sai pilhado e com uma enorme vontade de mudar o mundo. Principalmente por perceber que para mudar o mundo não é preciso muita coisa, basta ter iniciativa. Basta criar coragem e tirar as ideias do papel.

E foi com essa coragem e determinação, que Enio Ohmaye passou de imigrante clandestino a cientista da Apple, que Mina Ahadi comoveu o mundo todo para salvar a vida de uma iraniana e que Miguel Neiva criou um sistema de identificação de cores para daltônicos. Parece simples? Essa ideia foi considerada pela Galileu uma das 40 que vão mudar a história.
E por falar em história, quase uma semana depois do TEDxESPM o Steve Jobs morreu e, adivinha, fui escrever um texto sobre essa fatalidade para o blog da KMS e acabei falando de coragem e determinação. E não é um discurso pronto e genérico. É o segredo – não muito bem guardado – que move o mundo e suas reinvenções. Quer provas? A Apple estava à beira da falência e até 2014 seu valor de mercado pode chegar a UM TRILHÃO DE DÓLARES. O Enio desossava galinhas antes de se tornar cientista da própria Apple. A falta de xarope pra fazer Coca-Cola originou a Fanta, de um erro na produção de adesivo supercolante nasceu o Post-It e o Tupperware nasceu da sobra de material plástico em uma linha de montagem.

Tem também o caso de um dono de uma fábrica de roupas que ganhou o apelido de Crocodilo devido a sua braveza. E sabe o que ele fez com o apelido? Transformou no logotipo da empresa e criou a Lacoste. E, pra encerrar a sessão crie-vergonha-na-cara-e-pare-de-arrumar-desculpas, quando soube que os americanos achavam que os sorvetes dinamarqueses eram os melhores, uma empresa muniu-se de ousadia e trocou seu nome para Häagen-Dazs. Aliás, sabia que Häagen-Dazs não tem tradução? Mas soa europeu. E conquistou boa parte do mundo. A dona Melitta, descontente com o coador de pano, improvisou e criou o coador descartável. Um gordo que não conseguia abotoar suas próprias calças criou o zíper. E um funcionário de uma redação de revista infantil reclamou para o chefe sobre a falta de uma revista exclusivamente masculina, o chefe nem ligou e sabe o que aconteceu? Esse funcionário era Hugh Hefner, que, ao contrário do chefe, acreditou na ideia que acabara de ter e criou um império chamado Playboy.

E não pense que eu perdi o foco: esses cases, as experiências compartilhadas no TED e a história do Steve Jobs têm muito em comum e traduzindo para o bom português elas estão aí para dizer que se você quer sair do óbvio, fazer a diferença e mudar o mundo basta levantar a bunda da cadeira. E não tem segredo, nem sete hábitos e muito menos dieta: só requer coragem e determinação para tirar as ideias do papel e iluminar mentes. De preferência do mundo todo.

E, antes que eu perca o timing: R.I.P Steve. E obrigado pelas maçãs.


*Artigo publicado no Portal Comunicavale no dia 10 de outubro de 2011.


Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Nenhum comentário: